terça-feira, 6 de novembro de 2012

o criador da barbie Lady Gaga , Amy Winehouse

Amy Winehouse e Lady Gaga estão entre as barbies exclusivas do colecionador (Foto: Marina Sola/G1)11/10/2012 15h16 - Atualizado em 11/10/2012 15h47

Artista cria Barbies 'inspiradas' em Lady Gaga e Amy Winehouse

Bonecas são maquiadas e têm roupas e penteados feitos sob medida. 
Mostra especial do Dia das Crianças tem 82 peças em Taquaritinga, SP.

Do G1 Ribeirão e Franca
6 comentários
Amy Winehouse e Lady Gaga estão entre as barbies exclusivas do colecionador (Foto: Marina Sola/G1)Amy Winehouse e Lady Gaga estão entre as barbies exclusivas do colecionador (Foto: Marina Sola/G1)
Lady Gaga, Amy Winehouse e Beyoncé são alguns dos ícones pop que serviram de inspiração para o artista plástico Daniel Mione, que há dois anos cria figurinos e customiza bonecas Barbie. Todas as 82 peças da coleção dele estão expostas em Taquaritinga (SP), em uma mostra especial para o Dia das Crianças.
Segundo o artista, 70% do acervo é composto por bonecas maquiadas, penteadas e vestindo roupas costuradas por ele. Figurinista e cenógrafo de uma companhia teatral da cidade, ele conta que o trabalho com as Barbies surgiu como mais uma fonte de referência para o teatro. “Eu sempre gostei de figurino, de teatro, de tudo que envolva arte. A Barbie deixou de ser uma boneca para ser um ícone de cultura e de arte, algumas são verdadeiras esculturas, então eu comecei a me interessar por isso”, diz.
Admirador de filmes e musicais antigos, Mione escolheu o vestido e as luvas cor de rosa usados por Marilyn Monroe em “Os Homens Preferem as Loiras” como as primeiras peças que transformaria em miniatura. Hoje, a coleção inclui réplicas de outras figuras famosas, como Audrey Hepburn, Madonna, Diana Ross, Cindy Lauper, Cher e Carmen Miranda, que ficam guardadas em um quarto exclusivo para elas. “As pessoas vão lá em casa e não querem ficar na sala, querem ir direto para o quarto das bonecas.”
Apesar de se basear principalmente em celebridades, a criação favorita do artista é anônima: uma passista de escola de samba. “Trabalho muito com carnaval, adoro esse tipo de figurino. A roupa dela foi toda feita com strass”, conta. A passista é um exemplo de uma das mais trabalhosas para fazer, que demoram cerca de uma semana.
A passista de escola de samba é a criação favorita de Daniel Mione (Foto: Marina Sola/G1)A passista de escola de samba é a criação favorita de Daniel Mione (Foto: Marina Sola/G1)
Apenas com as Barbies que comprou prontas, de edições especiais para colecionadores, Mione calcula ter gastado aproximadamente R$ 4 mil. No entanto, ele afirma que seu acervo é bem mais valioso. “Nunca fiz as contas, nem pedi para alguém avaliar, mas as customizadas valem muito mais. Tem peça que usei semijoias, tecidos nobres... Os colecionadores sabem que as que são transformas, criadas, têm um valor muito maior que uma que você compra pronta na loja, porque é uma peça única”, explica.
A exposição “Barbie Visita o Museu” fica aberta ao público até 30 de novembro no Museu Histórico de Taquaritinga, localizado na Praça Waldemar D’Ambrósio, s/n, Centro. O local funciona de segunda a sexta das 7h às 18h e de sábado das 9h às 13. Mais informações pelo telefone CRIADORAS DA POSTAGEM TELE - Anelize 92763412 Duda 92520314 
informaçoes cedidas por:G1.globo.com.br